Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.gv.ifmg.edu.br:8080/handle/123456789/48
Título: Gestão do conhecimento aplicada ao departamento financeiro de uma empresa no ramo de montagem de bicicletas
Autor(es): Schuina, Ricardo Dias
Orientador(es): Rosado, Carlos Antônio Gonçalves
Oliveira, Mariana Sarro Pereira de
Membros da Banca: Nascimento, Débora Rosa
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Padronização
Sistematização
Data do documento: 2014
Editor: Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
Citação: SCHUINA, Ricardo. Gestão do conhecimento aplicada ao departamento financeiro de uma empresa no ramo de montagem de bicicletas, 2014. (Graduação em Engenharia de Produção). Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares.
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo desenvolvido em uma empresa do setor privado, montadora de bicicletas, onde se percebeu a necessidade de aprimorar o modo como é realizada a gestão do conhecimento por seus colaboradores. A maioria das empresas possui alguma prática com relação à gestão do conhecimento. No entanto, nem sempre há uma preocupação com relação à vantagem competitiva que esta pode proporcionar. Este trabalho tem por objetivo dar uma visão prática com relação à aplicação da gestão do conhecimento através da padronização e sistematização em seu vasto campo de aplicação. De maneira geral, as organizações já a consideram como parte de sua gestão estratégica, que envolve seus colaboradores, clientes, fornecedores, processos, e grande potencial de inovação e criatividade. Neste cenário, de busca pela melhoria contínua e alta competitividade entre as empresas, é necessário que todo conhecimento demandado esteja de forma interativa, disponível aos seus destinatários, que o usam de maneira estratégica, para a sobrevivência e saúde financeira das organizações. Através deste trabalho foi possível ressaltar a importância da informação, além de incorporar à empresa a gestão do conhecimento, e ter produzido a cultura da confiança e troca mútua de conhecimento e experiências entre os membros da empresa estudada.
Resumo em outra língua: This work is the result of a study conducted in a private sector company, manufacturer of bicycles, where it was realized the need to improve how knowledge is managed by its employees. Every company has some practice concerning the knowledge management. However, there is not always a concern about the competitive advantage that it can provide. This paper aims to give a practical view regarding the application of knowledge management through the standardization and systematization in its broad scope. In general, organizations have to consider as part of their strategic management, which involves its employees, customers, suppliers, processes, and a great potential for innovation and creativity. In this scenario, the searching for continuous improvement and high competitiveness between companies, it is necessary that all knowledge required is interactively available to recipients who use it strategically, for the survival and financial health of the organizations. Through this work it was possible to highlight the importance of information, while incorporating to the company the knowledge management, and have produced the culture of trust and mutual exchange of knowledge and experiences between members of the company studied.
URI: http://repositorio.gv.ifmg.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/48
Aparece nas coleções:TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RICARDO_DIAS_SCHUINA.pdfTCC_RICARDO_DIAS_SCHUINA1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.