Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.gv.ifmg.edu.br:8080/handle/123456789/49
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRangel, Djalma Araújo-
dc.contributor.advisorSouza, Neuber Samy Ferreira de-
dc.contributor.authorRoriz, João Paulo Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-05-07T18:36:05Z-
dc.date.available2019-05-07T18:36:05Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRORIZ, João Paulo Gonçalves. Gestão da Qualidade: Pontos de Melhorias do Processo Produtivo da Construção Civil, 2014. (Graduação em Engenharia de Produção). Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.gv.ifmg.edu.br:8080/handle/123456789/49-
dc.description.abstractA globalização trouxe profundas transformações no âmbito mundial, permitindo que aos poucos as fronteiras globais fossem transpostas, motivando assim um ambiente cada vez mais competitivo dentro das organizações. Portanto com essa realidade, a gestão da qualidade passou a ser adotada por muitas empresas como ferramenta fundamental para obter o diferencial no mercado. As empresas do ramo da construção civil, acompanhando a tendência mundial passaram por modificações nos últimos anos. Com isso, foi necessário que este setor adotasse novas estratégias de trabalho, valorizando a qualidade em todos os seus processos, no intuito de obter bons resultados, principalmente nos processos relacionados ao canteiro de obras, suprimentos, desperdícios, foco no cliente e competitividade. Foi efetuado um estudo de caso em uma empresa da construção civil do leste de minas com objetivo de caracterizar possíveis pontos de melhorias dos seus processos produtivos. A presente pesquisa identificou falhas em alguns processos existentes, onde foi possível propor sugestões visando o aperfeiçoamento das rotinas e garantir a qualidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Minas Gerais (IFMG)pt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.titleGestão da qualidade: pontos de melhorias no processo produtivo da construção em uma empresa do leste de Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.abstractenThe globalization has brought big transformations in the world, allowing little by little that the global boundaries were transposed, motivating an increasingly competitive environment within organizations. So, with that reality, quality management has been adopted by many companies as critical tool to get the market differential. The building companies, following the global trend, did some changes in recent years. With this, it was necessary that the companies adopted new strategies, emphasizing quality in all processes, in order to obtain good results, especially in related to the construction site, supplies, waste, customer focus and competitive processes. A case study was carried out in a company's construction east of mines in order to identify possible points of improvement of its production processes. This research identified some flaws in existing processes, where it was possible to propose suggestions for the improvement of routines and ensure quality.pt_BR
dc.contributor.refereeNascimento, Débora Rosa-
dc.contributor.refereeOliveira, Letícia Éfrem Natividade de-
dc.publisher.campusGovernador Valadarespt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JOAO_PAULO_GONCALVES_RORIZ.pdfTCC_JOAO_PAULO_GONCALVES_RORIZ1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.