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dc.contributor.advisorLonghini, Tatielle Menolli-
dc.contributor.authorFernandes de Carvalho, Amanda-
dc.date.accessioned2021-03-23T20:20:34Z-
dc.date.available2021-03-23T20:20:34Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.gv.ifmg.edu.br:8080/handle/123456789/138-
dc.description.abstractUm sistema de filas é composto por entidades que necessitam de atendimento em determinados postos de serviços e que devem esperar até que estes estejam disponíveis. Visando aprofundar neste conceito, a teoria das filas se constitui na modelagem analítica de processos resultantes da espera e buscam determinar, de modo quantitativo, sua produtividade. A fim de auxiliar nos estudos, a simulação computacional surge com o objetivo de trazer a realidade para um ambiente controlado, possibilitando uma análise mais específica de seu funcionamento em diversas situações. Sobre isso, o trabalho em questão evidenciou uma abordagem referente a formação de filas em um refeitório universitário, utilizando simulação computacional a eventos discretos, por meio do software ARENA® Simulation, com o objetivo de propor um novo cenário de funcionamento para o ambiente. A princípio, realizou-se um estudo bibliográfico referente ao assunto, na qual foi apresentado a importância de seguir passos pré-definidos na modelagem de sistemas de simulação. Os resultados apresentados no corpo deste trabalho constataram maior formação de filas em um determinado setor do refeitório, diminuindo o número de clientes que saiam do sistema. Com a proposição de um novo cenário de funcionamento e o acréscimo de 1 atendente no Setor de Self-Service, o número de pessoas atendidas cresceu 12,5% e a capacidade de atendimento relacionada as guarnições teve um aumento de 9,8%. Contudo, este trabalho verificou a eficiência da simulação computacional aliada ao software ARENA® para análise de processos geradores de filas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Minas Gerais (IFMG)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRestaurante Universitário; Simulação Computacional; Self-Servicept_BR
dc.titleSimulação computacional de um restaurante self-service universitáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.abstractenA queuing system is composed of entities that need assistance at certain service stations and who must wait until they are available. Aiming to deepen this concept, the queuing theory is constituted in the analytical modeling of processes resulting from waiting and seeks to determine, quantitatively, its productivity. In order to assist in studies, computer simulation emerges with the objective of bringing reality to a controlled environment, enabling a more specific analysis of its functioning in different situations. About this, the work in question showed an approach regarding the formation of queues in a university cafeteria, using computer simulation to discrete events, through the ARENA® Simulation software, with the objective of proposing a new operating scenario for the environment. At first, a bibliographic study was carried out on the subject, where the importance of following predefined steps in the modeling of simulation systems was presented. The results presented in the body of this work found greater queuing in a specific sector of the cafeteria, reducing the number of customers leaving the system. With the proposal of a new operating scenario and the addition of 1 attendant in the Self-Service Sector, the number of people served grew by 12.5% and the service capacity related to the garrisons increased by 9.8%. However, this work verified the efficiency of the computer simulation combined with the ARENA® software for analyzing queue-generating processes.pt_BR
dc.contributor.refereede Souza Toledo, Bruno-
dc.contributor.refereePantuza Júnior, Guido-
dc.publisher.campusGovernador Valadarespt_BR
dc.rights.infoAcesso Abertopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia de Produção

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