Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.gv.ifmg.edu.br:8080/handle/123456789/109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional do IFMG Campus Governador Valadares pelo(a) autor(a) com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite comercialização, não permite modificações.pt_BR
dc.contributor.advisorNascimento, Débora Rosa-
dc.contributor.authorBotelho, Rubens Machado-
dc.date.accessioned2019-09-23T15:14:49Z-
dc.date.available2019-09-23T15:14:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBOTELHO, Rubens Machado. Como desenvolver o perfil inovador no graduando de Engenharia de Produção - Estudo Teórico, 2017. (Graduação em Engenharia de Produção). Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadarespt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.gv.ifmg.edu.br:8080/handle/123456789/109-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de um estudo teórico desenvolvido com o objetivo geral de levantar informações à cerca de como desenvolver o perfil inovador no graduando de Engenharia de Produção do Instituto Federal de Minas Gerais campus de Governador Valadares. Para tanto, o estudo do tipo de revisão narrativa de literatura, realizou uma vasta pesquisa para levantar os principais conceitos relacionados à inovação e perfil inovador, tais conceitos foram explanados na fundamentação teórica para contextualizar e conceituar o leitor. Posteriormente foi derrubada, por meio de uma ampla pesquisa, a hipótese de que uma pessoa não pode adquirir novas habilidades, em especial as empreendedoras ligadas à inovação, sendo que o contrário ainda foi comprovado. Na sequência foi realizada uma pesquisa para levantar as principais literaturas na área de inovação. Posteriormente as temáticas destas obras foram analisada uma por uma, selecionando dois livros que norteariam este trabalho por apresentarem todas as informações e técnicas necessárias para o alcance do objetivo geral. Na sequência foram explanadas as 5 habilidades do perfil inovador conforme Dyer et al.(2013), com colaboração das ideias de Johnson (2011) para aprimorar a quarta habilidade de como se fazer um bom networking e tornar o profissional e seu ambiente de trabalho mais criativos. Houve a descrição detalhada e exemplificada das 5 habilidades mencionadas, além de se apresentarem técnicas de como aprimorá-las e desenvolvê-las no graduando do curso supracitado. Para a alcance do objetivo geral, foi proposta uma nova disciplina para o curso em questão com todas as informações e técnicas levantadas neste trabalho. Por fim foram apresentas as considerações finais a respeito do alcance dos objetivos e realizada sugestões de trabalhos futurospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Minas Gerais (IFMG)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPerfilpt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorpt_BR
dc.titleComo desenvolver o perfil inovador no graduando de engenharia de produção - estudo teóricopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.abstractenThis work is the result of a theoretical study developed with the general aim of raising information about how to develop the innovative profile in the Graduate of Production Engineering of the Federal Institute of Minas Gerais Campus of Governador Valadares. For this, the study of the type of narrative literature review, carried out a vast research to raise the main concepts related to innovation and innovative profile, such concepts were explained in the theoretical basis to contextualize and conceptualize the reader. Subsequently, the hypothesis that a person can not acquire new skills, especially entrepreneurs linked to innovation, has been overturned, and the opposite has been proven. In the sequence a research was carried out to raise the main literatures in the area of innovation. Subsequently the themes of these works were analyzed one by one, selecting two books that would guide this work by presenting all the information and techniques necessary to achieve the general objective. In the sequence, the five skills of the innovative profile were explained according to Dyer et al. (2013), with the collaboration of Johnson's ideas (2011) to improve the fourth ability of how to make good networking and make the professional and his / her work environment more Creative. There was a detailed and exemplified description of the 5 mentioned skills, as well as techniques on how to improve them and develop them in the above-mentioned course. In order to reach the general objective, a new discipline was proposed for the course in question with all the information and techniques raised in this work. Finally, the final considerations regarding the achievement of the objectives were presented and suggestions for future work were made.adares. For this, the study of the type of narrative literature review, carried out a vast research to raise the main concepts related to innovation and innovative profile, such concepts were explained in the theoretical basis to contextualize and conceptualize the reader. Subsequently, the hypothesis that a person can not acquire new skills, especially entrepreneurs linked to innovation, has been overturned, and the opposite has been proven. In the sequence a research was carried out to raise the main literatures in the area of innovation. Subsequently the themes of these works were analyzed one by one, selecting two books that would guide this work by presenting all the information and techniques necessary to achieve the general objective. In the sequence, the five skills of the innovative profile were explained according to Dyer et al. (2013), with the collaboration of Johnson's ideas (2011) to improve the fourth ability of how to make good networking and make the professional and his / her work environment more Creative. There was a detailed and exemplified description of the 5 mentioned skills, as well as techniques on how to improve them and develop them in the above-mentioned course. In order to reach the general objective, a new discipline was proposed for the course in question with all the information and techniques raised in this work. Finally, the final considerations regarding the achievement of the objectives were presented and suggestions for future work were madept_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Rodrigo Marques-
dc.contributor.refereeSouza, Neuber Samy Ferreira de-
dc.publisher.campusGovernador Valadarespt_BR
dc.rights.infoAcesso Abertopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_desenvolver_perfil_inovador.pdftcc_desenvolver_perfil_inovador1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons